Primeiro capítulo: a essência do pensamento propagada


A ecologia do eu infinito é também absoluta em existência, significando a expressão do pensamento e do sentimento.
Deus criou a vida com fins evolutivos e fez da lei de causa e efeito vida que se desenvolve. Como entender a vida sem um princípio evolutivo? Evidentemente que não tem como, pois tudo o que se faz no mundo e no universo se transforma em sentido moral, e claro, estamos falando do ser humano.
A espécie humana tem consigo estrutura existencial, à qual está em Deus, o criador da materialização cosmica, sim o onipotente senhor da existência, eis aqui então o princípio evolutivo, o qual está desenvolvendo a inteligência humana, com a qual o homem faz uso do seu Eu e ego.
O caráter da criação humana é perfeito em ato condicionado, o que é fundamental para que o pensamento se desenvolva, deste modo é o surgimento de um estado de condição vibratória junto ao espírito e a alma fator que se emancipa, principiando assim um conteúdo espiritual que se desenvolve no decorrer da evolução do pensamento vibratório.
Ao definir-se o que é o pensamento, defini-se essencialmente estruturas vitais importantíssimas ao progresso dos sentimentos, os quais se adaptam ao consciente racional, isso eclodindo-se no tempo de desenvolvimento do pensamento vibratório. O Pensamento é uma essência que subdivide-se em estados de função espiritual, dando origem ao fundamento do intelecto, este passa por diversas estruturações essenciais na evolução, tendo que se adaptar ao infinito da criação de materialização divina, de modo que vibrar com os pensamentos em sentido benevolente é se organizar no infinito espiritual e anímico, possibilitando desta forma as relações humanas, sendo todos nós vida animal; espiritual e anímica, existindo a ecologia universal para nos induzir os pensamentos.
A essência do pensamento se divide da seguinte forma: A primeira divisão se consiste em vida transcendental, esta é o nível mais elevado do consciente e que está vibrando com o criador nosso Deus; a segunda divisão é o nível primordial de ordem simples e elementar, servindo de base para o início da evolução do espírito, isso se dando nas camadas mais grotescas da matéria, ou seja, os mundos que tem como meta o desenvolvimento das almas no início da criação, isto com ênfase ao espírito e seu pensamento essencial; a terceira e última divisão essencial do pensamento, é aquela que faz por onde permitir os impulsos da razão anímica e espiritual induzir os focos de pensamentos espirituais e anímicos, concentrados estes na periferia da inteligência moral da alma, logo o que se pode perceber aqui é o movimento anímico e espiritual acontecendo fenomenalmente, possibilitando à inteligência fracionada do espírito se desenvolver vibratóriamente.
O estado vibratório da mente é antes vida divina, à qual caracteriza as frações de essência espiritual, dando a esta impulsos vitais ao progresso do espírito e seu pensamento.
A razão, pela qual, o homem contem sabedoria é um fenômeno transcendental, e a responsável por isso é a alma, pois a mesma transforma vida útil em vida explicável. A alma é vida geradora de impulsos vitais ao espírito, e quando relacionando-se em vida com outras almas, passa a obter sensações espirituais, cujo o sentimento adaptado à consciência racional, a conduz em direção sábia e madura em objetivos.
Espiritualmente vivendo, o que conseguimos reflete luz e virtude, nisso a essência do pensamento desenvolve o teor da razão, isto quando em vida coletiva.
O instinto humano difere-se em vibração em relação ao pensamento instintivo, o qual tem característica mutável, porquê foi criado para se evoluir, enquanto que o instinto humano ou alma possui vida eterna e imutável. O Eu de um ser humano obedece ao planejamento do criador nosso Deus, quando o que lhe cabe fazer e ser é viver o lábaro da evolução, e assim desenvolver a razão.
Está na virtude o que confere o enobrecimento do pensamento vibratório, e viver este pensamento é algo de muita ciência no conhecimento do ego. Podemos viver a ciência de várias formas, a mais importante por ser o início da sabedoria, é o abrandamento das vibrações da alma e do espírito, facilitando desta maneira o desenvolvimento da essência pensante.
Viver coletivamente diz ao ego humano e espiritual, o quanto somos propensos a criar situações de conformismo moral, o que é importantíssimo, pois a virtude influencia a propagação do ciclo social, então o eu não se desenvolvendo e o ego progredindo resulta que a alma e o espírito alcançam comportamentos cívicos, o que justifica a desenvoltura da razão social de um coletivo.
A humanidade está alcançando neste planeta muito pouca assistência moral, enquanto que o ego mal está definido em evolução, surgindo desta forma as classes sociais, de maneira que podemos chama-las de classes animais. O homem por ser instintivamente racional, se difere dos outros animais mais ou menos complexos, liderando as edificações dos sentimentos sociais, por esta complexidade humana ser racional, Deus nos confere a capacidade de reger as outras vidas animais, nos colocando na ecologia cosmica e no mesmo plano planetário, isso para que saibamos conviver em harmonia, ou seja, a relação entre seres pensantes e não pensantes.
Na ecologia animal temos muito o que aprender ainda, de modo que estamos caminhando infinitamente na evolução da consciência. Os seres humanos definem os seus costumes segundo a razão, isso é um fator que o Eu do indivíduo faz por estar conciliando sentimento e pensamento, cabendo ao homem definir a sua rota na existência junto a sua jornada moral.O Eu da pessoa ou espírito consome forças abstraídas de nosso Deus e também cria novas forças.
É importante entender sobre a natureza do ego, sendo o mesmo eterno na alma e mutável no espírito, cuja a natureza tem essência divina.