Evolução e comunicação


Sendo a Vontade do Criador a ascensão vital, o processo de aprendizagem favorece o desenvolvimento do pensamento e também dos sentimentos, proporcionando a evolução do espírito. Assim, os ensinamentos da ciência; filosofia e religião... contribuem para a evolução do espírito, provocando nele o movimento da reflexão e a aquisição de conhecimentos cada vez mais aprofundados, rumo à Verdade. Isso se dá por meio da comunicação intrínseca.
Para que um conhecimento novo esteja no nível consciente de uma pessoa é preciso estar receptível à intuição e atento às influências do ego. Evidentemente que o conhecimento de si é fundamental para que o processo de conhecer flua com intensidade. Novamente a coletividade se faz essencial, pois é na vida em comunidade que se pode conhecer a si mesmo, uma vez que “o outro” é o espelho mais eficaz para vermos a nós mesmos.
A comunicação entre os elementos que atuam na vida social passa a ser feita em divina comunhão, pois é necessário que a partilha da informação intrínseca aconteça realmente e sem interferências de qualquer natureza. Assim, a expressão tende a ser livre e consciente e não mais limitada no domínio ou controle de intenções que desfavoreçam a coletividade.
Quando se passa a usar o pensamento com direcionamento ético e coordenado juntamente com outros pensamentos e em favor da evolução da espécie humana, a liberdade de expressão na comunicação é validada. A vontade humana sintonizada à vontade divina impulsiona o fluir da comunicação e isso para a efetivação do conhecimento, o qual precisa ser compartilhado em larga escala, e pelos ciclos sociais, junto aos quais o retrógrado ato humano vai sendo substituído pela lógica consciente da evolução espiritual.
A coletividade e suas relações vitais prestam serviço às leis de causa e efeito e ao entendimento intrínseco e pleno do elemento “amor”. Em busca da felicidade o ser expressa-se e integra-se à comunidade experimentando o sentimento mais puro e amplo, que é o amor incondicional. A ampla família universal é, assim, uma união de expressões comunitárias segundo o amor.
Viver é um ato regenerador e a expressão do pensamento do ser vivente aspira por afinidade de conhecimentos encontrando-a no seio da coletividade, com a qual se comunica, de fato. Com o desenvolvimento da humildade, o ato de expressar a vida estendida ao plano social (por não mais caber-se em si) amplia a comunicação, que se aflora de maneira revolucionária, de forma a existir com intenso compartilhamento de conhecimentos e de modo intuitivo também, inclusive entre encarnados e desencarnados.