
O Brasil na evolução moral
“Coração do mundo e pátria do evangelho”, o Brasil acolhe para redenção espíritos de toda a parte do mundo, tornando-se um grande hospital espiritual. Grande parte dos espíritos aqui encarnados ou que neste país acabam por viver as suas vidas, conseguem conscientizar-se do que existe em função coletiva nesta nação. A cada espírito, seja qual for o seu propósito nesta encarnação, é dado exercitar a retidão de suas ações para elevar o nível do pensamento moral, desde o indivíduo até o coletivo maior do Brasil, sim este berço de regeneração, até chegar a entender o planeta Terra como um todo vital.
O exercício vital se faz no campo social e provém de orientação organizada para este fim, o mesmo exercício culmina em evolução coletiva. Aprendendo a doar-se em serviço à comunidade, o espírito alcança a sua ascensão moral e conduz toda a sociedade a este processo evolutivo. É óbvio que manter o compromisso existencial com o plano de vida estabelecido na existência parece árduo e isso enquanto não se tem aceitação solidária, pois os desafios a enfrentar podem parecer grandes demais, levando muitos a desistirem do propósito encarnatório e com isso buscarem outros lugares onde viver. Aquele que persiste e se dispõe a exercitar o perdão e a compaixão, estará provocando o movimento ascensional de todo um país. Sim na ventura apocalíptica, a transformação social do planeta, como um todo, mobiliza o consciente abrindo-o para o entendimento da unicidade vital e divina, e quando isso se manifesta é importante perseverar no amor, pois os atos humanos avançam em sentido orientado.
Através da qualificação dos trabalhos solidários o apocalipse social destinará à humanidade um andamento integrado ao processo redentor planetário, o que agregará para si as diferenças e personalidades até então individualizadas. Os resultados redentores eclodidos com o conhecimento alimentam o espírito em busca de aprendizado. O Brasil, em especial ação solidária, assumirá a sua missão de organizar a vida feliz deste planeta em que está inserido. Até mesmo por ter uma “mãe”, sim a Senhora Aparecida, como sua padroeira.
Pode-se afirmar, se consumarmos no tempo os interesses que objetivam a felicidade em âmbito coletivo, de modo que a educação e a cultura se relacionam com o desenvolvimento sustentável e agregam desdobramento moral capaz de vincular ao planeta físico o acolhimento cosmico, que encontraremos organizado conteúdo social, o qual possa capacitar a própria educação. Deveras que no curso da sua existência, a evolução dos planetas contribui para a evolução dos espíritos que nele “convivem”. Sim é a intensidade de força (energia) aplicada a um corpo em seu sistema planetário, que resultará no conhecimento; é o que se sabe a respeito de algo que possibilita que esse algo seja mensurado,claro algo conformador e sociológico.
A força contida nos impulsos físicos de um sistema planetário atua na percepção material do ser nele encarnado. O Brasil, por ser compatível à vida futura terrena (devido à sua adequação às necessidades processuais da evolução) está recebendo o material fluídico necessário para a manutenção do planeta, pertinente à moral do espírito, este quando consciente da sua função na encarnação, passa a entender a importância da preservação da vida natural da Terra, para tanto, emergem escolas voltadas ao enobrecimento moral da alma e o despertar de suas virtudes, a herança divina.
Integrado a outras nações onde habitam seres com maior domínio sobre as provas e expiações vitais da alma, o país Brasil em seu futuro alcança condição inteligente a ponto de atrair almas empenhadas na evolução moral. Em caráter sociológico a aprendizagem atribui ao fenômeno do progresso coletivo a prosperidade da nação.
As afinidades coletivas influenciam a cultura de um povo, o que requer do mesmo uma experiência de vida moral. A solidariedade é projeção regeneradora da condição vibratória do espírito e sua ascensão vital tem propósito despojador dos débitos coletivos e enobrecedor das personalidades humanas. Quando um indivíduo expia suas faltas para com as situações de razão solidária no plano da coletividade, a expressão vital divina nele contida transborda em humildade e plenitude, deste modo será este país, quando os que nele encarnam para a redenção das suas faltas assumirem os seus propósitos com a coletividade, daí se dá a extrema importância de que se promova uma educação voltada para o desenvolvimento dos valores morais. O enfoque no progresso nacional deve considerar o aspecto espiritual, e a máquina da organização na materialidade precisa ser regida pelos seres mais conscientes, por isso convem ao cidadão atuar na vida política, claro política é tudo o que organiza uma sociedade.
A consciência inserida nos atributos humanos, quando se harmoniza com o universo alcança o autodomínio, entende-se portanto que são completos e integros a fé, o amor e a razão e isso para com a causa instintiva das vibrações individuais. Em ação na comunidade, o ser consciente potencializa a plenitude e fortalece a expansão coletiva através do seu entusiasmo, de maneira que a evolução (infinita!) do pensamento vai se adequando ao processo planetário mediante coordenação divina.